Sobre a Decanter

Fundada em 1997, em Blumenau, por dois apaixonados por vinhos – Adolar e Edson Hermann, pai e filho –, a importadora Decanter rapidamente se destacou como uma das principais referências para quem aprecia rótulos de qualidade: tanto exemplares cultuados de célebres regiões vitivinícolas mundiais; como as mais empolgantes descobertas elaboradas por produtores e enólogos de destaque, além de tintos e brancos originais nas mais variadas faixas de preço.

Nestes 25 anos de trajetória, a Decanter lapidou um portfólio invejável – admirado pela imprensa especializada, por parceiros da cadeia de distribuição e pelos consumidores – sem jamais perder de vista sua linha mestra: “a melhor relação preço-prazer”. Em paralelo, impulsionou a cultura do vinho em todo o país graças a sua rigorosa e diversificada curadoria, como também por meio do conhecimento aprofundado que passou a promover, publicando catálogos com informações completas e relevantes, e realizando cursos em parceria com sommeliers premiados, consultorias para restaurantes e lojas, eventos, como o célebre Decanter Wine Show, jantares e almoços harmonizados com a presença do produtor, entre outras ações.

A Decanter foi destacada entre as três mais notáveis importadoras de vinhos do Brasil em uma pesquisa recente da Meininger’s Wine Business International, publicada em setembro de 2021

E para acompanhar a dinâmica intrínseca ao mundo do vinho e atender clientes e consumidores cada vez mais exigentes e curiosos, o portfólio da Decanter mantêm-se em constante evolução, garantindo, desta forma, a melhor seleção da atualidade. Contempla cerca de 100 produtores (13 países e mais de 50 regiões), entre eles, nomes consagrados em suas respectivas regiões. É o caso de Luigi Bosca, que hoje figura como uma das maiores referências do vinho argentino -- foi o primeiro produtor importado pela Decanter, sendo que a trajetória de sucesso da vinícola platina confunde-se com a própria história da nossa importadora. Naquela época, o vinho argentino de qualidade ainda não era reconhecido no Brasil e a aposta da Decanter foi corajosa e visionária.

A seguir a Luigi Bosca, outros produtores, hoje emblemáticos, somaram-se ao nosso portfólio: Villard, viña-boutique pioneira do Chile; Pio Cesare, verdadeira lenda do vinho italiano; Ferrari, eleito por quatro vezes (inclusive em 2021) “O Melhor Produtor de Espumantes do Ano” pelo The Champagne & Sparkling Wine World Championships; Gravner: o pai espiritual do vinho laranja, venerado em todo o mundo; Paul Mas, o produtor de maior sucesso no Languedoc-Roussillon; Feudo Maccari, estrela emergente da Sicília; Anselmo Mendes, o maestro da uva Alvarinho; Viñedos de Alcohuaz, que tem à frente Marcelo Retamal, o mais genial enólogo chileno, entre tantos outros.

Todos os rótulos importados pela Decanter passam por uma criteriosa avaliação da equipe ténica formada por Adolar e Edson Hemann e o sommelier Tiago Locatelli, campeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), em 2019, bicampeão paulista do Concurso de Sommeliers da ABS e vice-campeão Panamericano pela APAS/AIS. Eles viajam para as mais importantes feiras internacionais do setor, como Vinexpo, Vinitaly e Prowein, para descobrir as estrelas emergentes e apresentar ao mercado brasileiro as grandes novidades e preciosidades.

“Desde o início - e até hoje -, nosso objetivo é surpreender o mercado com um portfólio bem selecionado que oferece a melhor relação preço-prazer”

Adolar Léo Hermann