Decanter – Há 25 Anos, A Grande Referência Dos Apaixonados Por Vinho

Decanter – Há 25 Anos, A Grande Referência Dos Apaixonados Por Vinho

Fundada em 1997, em Blumenau, por dois apaixonados por vinhos – Adolar e Edson Hermann, pai e filho –, a importadora Decanter rapidamente se destacou como uma das principais referências para quem aprecia rótulos de qualidade: tanto exemplares cultuados de célebres regiões vitivinícolas mundiais; como as mais empolgantes descobertas elaboradas por produtores e enólogos de destaque, além de tintos e brancos originais nas mais variadas faixas de preço.

Nestes 25 anos de trajetória, a Decanter lapidou um portfólio invejável – admirado pela imprensa especializada, por parceiros da cadeia de distribuição e pelos consumidores – sem jamais perder de vista sua linha mestra: “a melhor relação preço-prazer”. Em paralelo, impulsionou a cultura do vinho em todo o país graças a sua rigorosa e diversificada curadoria, como também por meio do conhecimento aprofundado que passou a promover, publicando catálogos com informações completas e relevantes, e realizando cursos em parceria com sommeliers premiados, consultorias para restaurantes e lojas, eventos, como o célebre Decanter Wine Show, jantares e almoços harmonizados com a presença do produtor, entre outras ações.


A Decanter foi destacada entre as três mais notáveis importadoras de
vinhos do Brasil em uma pesquisa recente da Meininger’s Wine Business
International, publicada em setembro de 2021


E para acompanhar a dinâmica intrínseca ao mundo do vinho e atender clientes e consumidores cada vez mais exigentes e curiosos, o portfólio da Decanter mantêm-se em constante evolução, garantindo, desta forma, a melhor seleção da atualidade. Contempla cerca de 100 produtores (13 países e mais de 50 regiões), entre eles, nomes consagrados em suas respectivas regiões. É o caso de Luigi Bosca, que hoje figura como uma das maiores referências do vinho argentino -- foi o primeiro produtor importado pela Decanter, sendo que a trajetória de sucesso da vinícola platina confunde-se com a própria história da nossa importadora. Naquela época, o vinho argentino de qualidade ainda não era reconhecido no Brasil e a aposta da Decanter foi corajosa e visionária.

A seguir a Luigi Bosca, outros produtores, hoje emblemáticos, somaram-se ao nosso portfólio: Villard, viña-boutique pioneira do Chile; Pio Cesare, verdadeira lenda do vinho italiano; Ferrari, eleito por quatro vezes (inclusive em 2021) “O Melhor Produtor de Espumantes do Ano” pelo The Champagne & Sparkling Wine World Championships; Gravner: o pai espiritual do vinho laranja, venerado em todo o mundo; Paul Mas, o produtor de maior sucesso no Languedoc-Roussillon; Feudo Maccari, estrela emergente da Sicília; Anselmo Mendes, o maestro da uva Alvarinho; Viñedos de Alcohuaz, que tem à frente Marcelo Retamal, o mais genial enólogo chileno, entre tantos outros.

Todos os rótulos importados pela Decanter passam por uma criteriosa avaliação da equipe ténica formada por Adolar e Edson Hemann e o sommelier Tiago Locatelli, campeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), em 2019, bicampeão paulista do Concurso de Sommeliers da ABS e vice-campeão Panamericano pela APAS/AIS. Eles viajam para as mais importantes feiras internacionais do setor, como Vinexpo, Vinitaly e Prowein, para descobrir as estrelas emergentes e apresentar ao mercado brasileiro as grandes novidades e preciosidades.


“Desde o início - e até hoje -, nosso objetivo é surpreender o mercado com um portfólio
bem selecionado que oferece a melhor relação preço-prazer”

Adolar Léo Hermann


 

Pioneirismo das Enotecas Decanter 

A Decanter também foi visionária ao apostar, antes da concorrência, em uma rede própria de distribuição. Assim, surgiram as 24 enotecas Decanter, em diversos estados do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pará e Distrito Federal), que promovem eventos enogastronômicos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do vinho em todo o país.

Três unidades são estabelecimentos próprios -- Blumenau, São Paulo e Florianópolis -- e as demais consistem em parcerias de longa data, sendo que o sommelier Tiago Locatelli está sempre presente, à frente do treinamento das respectivas equipes técnicas, como nas consultorias dos eventos. O objetivo da Decanter é expandir essa rede para que mais apaixonados por vinhos em todo o país possam ter a oportunidade de provar as grandes joias do nosso portfólio e viver as experiências únicas que eles proporcionam.