Corpo: Robusto
Tânicos: Pouco Tânico
Acidez:
Madeira: Com Madeira (a partir de 06 meses)
Região: Veneto
Composição de Castas: 70% Corvina Veronese, 20% Rondinella, 5% Molinara e 5% castas antigas típicas da região.
Amadurecimento: 15 meses em barricas de caravlho francês novas, de 2 e 3ª passagem (225 e 500 litros) de média tostagem.
Estimativa de Guarda: 12 anos +
Temperatura de Serviço: 14 °C
Características Climaticas: Clima continental abrandado pela vizinhança do Lago de Garda, o mais longo da Itália, criando as condições ideais para a viticultura. As precipitações são relativamente altas, concentrando-se no outono. Vinhedos colinares com excelente exposição sudoeste, a cerca de 300 metros de altitude.
Características do Solo: Solos vermelhos, basálticos ou de pedra calcária do período Eocenio.
Elaboração: Colheita no final de setembro, com seleção das alas dos cachos (''recie'') com uvas perfeitamente maduras, mais expostas ao sol, que são colocadas em caixas perfuradas para a desidratação (em apenas uma camada). A desidratação, com perda de 45% do peso da uva, ocorre de outubro a janeiro em fruttaio: salas amplas com muitas janelas para ventilação. As uvas atacadas pela Botrytis neste processo são eliminadas. Terminada a passificação, procede-se a prensagem e a fermentação em tanques de inox, que é interrompida com a svinatura (separação dos sólidos do vinho) quando o teor alcoólico atinge entre 10 e 11°GL. Sucessivas trasfegas desaceleram a fermentação até a sua finalização completa, permanecendo um açúcar residual de 130g/l. Passagem do vinho para o envelhecimento em carvalho.
Fechamento com Tampa de Rosca: Não
Diretrizes Enogastronômicas: Sobremesas à base de chocolate, queijos nobres curados, queijos de massa dura e queijos de mofo azul. Perfeito vino da meditazione.
Premiações mais Relevantes: LUCA MARONI: Vino-Frutto
Classificação Legal: Recioto della Valpolicella Classico D.O.C.