Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Alain Geoffroy

www.chablis-geoffroy.com

      Estabelecido em 1850, o domaine familiar cultiva 45 hectares de vinhedos em Chablis, um dos mais antigos e frios vignobles da França, localizado no paralelo 47º norte, no noroeste da grande Borgonha, departamento de Yonne. O clima continental sem influências marítimas, com invernos longos e rigorosos, verões curtos e relativamente calorosos, e temidas geadas de primavera, associado aos solos de marga argilo-calcária do período kimméridgien (do alto Jurássico) com fósseis de ostras, fazem dos Chardonnays desta região expressões singulares de finesse no panorama mundial.

    Com vinhedos próprios ou de parceiros de longo-prazo nas quatro appellations d’origine contrôlées: Petit Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru, o Domaine Alain Geoffroy trabalha dentro da tradição de deixar o terroir kimméridgien se revelar em seus vinhos através de uma delicada chancela mineral. Auxiliados pelo enólogo Cyrille Mignotte, a família Geoffroy se supera do Petit Chablis ao insuperável Grand Cru Les Clos, com destaque para uma especialidade, o Premier Cru Beauroy, do qual eles são os maiores proprietários com 10 dos 50 hectares totais. Este é um dos melhores e mais solares Premier Crus de Chablis.

       Em certos vinhos oriundos de videiras velhas (até 70 anos em alguns casos), Cyrille Mignotte opta pela fermentação parcial em barris de carvalho francês de 500 litros, de 2 a 5 anos de idade, apenas objetivando sublinhar com o carvalho já avinhado a acidez e a mineralidade típica dos vinhos de Chablis.

       Geoffroy arrasou no Guide Hachette 2007, o seu Petit Chablis 2004 ganhou 2 estrelas em 3: “o pequeno – petit - tornar-se-á grande” e seu Chablis 1er Cru Beauroy 2004 ficou com 3 estrelas em 3, além de faturar o coup de coeur do famoso guia: “um Beauroy no trono. Você é obrigado, leitor, a descobrir este produtor”.   

Clique aqui para conhecer os vinhos.