Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • José Pariente

www.josepariente.com 

            De acordo com antigos documentos, a vinicultura na região da Rueda data do século XI, tendo como principal ativista o rei Afonso VI. Além de diversas ordens monásticas que contribuíram para o desenvolvimento dos vinhos na D.O.

        A história deste produtor tem início com José Pariente, que chegou a Rueda disposto a produzir vinhos artesanais com a uva Verdejo. Sua paixão foi levada a sério por mais de 40 anos, até que transcendesse geneticamente à sua filha Victoria. Depois de formar-se em enologia e viticultura, Victoria voltou sua atenção ao incrível patrimônio de vinhas herdado, convencida de que a Verdejo, seja trabalhada em inox ou fermentada em barricas, gera alguns dos melhores e mais típicos brancos espanhóis.

        A bodega está localizada no coração da D.O Rueda, na zona mais alta da meseta norte espanhola, com típico clima castellano. O estratégico posicionamento dos vinhedos junto a cantina permite que durante a colheita, o ingresso das uvas na cantina seja imediato, minimizando possíveis oxidações. O clima na região é continental, com ótima presença de ventos e certa influência atlântica. Os invernos são frios e muito rigorosos, quando é freqüente a temperatura baixar a alguns graus negativos. Ocasionalmente podem ocorrer geadas e espessas neblinas. Em contrapartida os verões e primaveras são secos e muito calorosos, além de apresentarem excelente índice de luminosidade. A pluviometria também é um fator determinante na qualidade dos vinhos já que se mostra assídua e oportuna na primavera e no outono. Em alguns anos essas precipitações podem ser mais esporádicas, contribuindo para safras espetaculares. Esta marcada característica atlântica, com grandes amplitudes térmicas durante um mesmo dia, garante um perfeito equilíbrio entre açúcares e acidez nos frutos.

         Os vinhedos da José Pariente estão assentados sobre um antigo leito do rio Duero, onde os solos têm características aluviais, ricos em cálcio e magnésio, pobres em matéria orgânica e com afloramentos calcários nas partes mais altas. A capa superficial é caracterizada pela alta presença de cantos rodados (pedras arredondadas), que tem por particularidade proteger as raízes de trocas bruscas de temperatura, favorecer a drenagem e irradiar calor as uvas, dilatando o período de amadurecimento.

     As instalações desta vinícola minimalista, contam com os melhores e mais modernos equipamentos de vinificação para brancos jovens e cristalinos e com barricas novas para o Verdejo de vinhas mais velhas.

         Os vinhos da casa são precisos, revelam muita pureza e expressão varietal no aroma e são marcados pela excelente acidez mineral em boca. O Sauvignon Blanc feito pela José Pariente, plantado en vasos (um dos primeiros vinhedos plantados com esta variedade há 25 anos), é fiel aos descritores olfativos, com frutas cítricas e grama recém-cortada, além de acidez pungente.

     O Verdejo na sua expressão mais jovial, sem passagem por barrica, revela todos os encantadores atributos da casta, com notas tropicais (maracujá, carambola), além de nuances anisadas e minerais. Já o Fermentado en Barrica é concebido em rendimentos baixos, gerando maior profusão aromática, além de mais vigor e densidade em boca. O trabalho em barricas é conduzido com maestria, sem jamais ocultar as características da variedade.

Clique aqui para conhecer os vinhos.