Corpo: Robusto
Tânicos: Tânico
Acidez:
Madeira: Com Madeira (a partir de 06 meses)
Região: Veneto
Composição de Castas: 70% Corvina Veronese e Corvinone, 25% Rondinella, 5% Molinara
Amadurecimento: 24 Meses Em Grandes Botti de Carvalho da Eslavonia (5.000 Litros) Para 80% do Vinho e Barricas Novas de Carvalho Francês (225 e 500 Litros) de Média T
Estimativa de Guarda: 12 Anos +
Temperatura de Serviço: 18 °c
Características Climaticas: Clima continental abrandado pela vizinhança do Lago de Garda, o mais longo da Itália, criando as condições ideais para a viticultura. As precipitações são relativamente altas, concentrando-se no outono. Vinhedos colinares com excelente exposição sudoeste, a cerca de 200 metros de altitude.
Características do Solo: Solos vermelhos, basálticos ou de pedra calcária do período Eocenio.
Elaboração: Colheita no final de setembro, com seleção dos menores cachos com uvas perfeitamente maduras, mais expostos ao sol, que são colocados em caixas perfuradas para a desidratação (em apenas uma camada). A desidratação, com perda de 45% do peso da uva, ocorre de outubro a janeiro em fruttaio: salas amplas com muitas janelas para ventilação. Terminada a passificação, procede-se a prensagem e a fermentação, que se arrasta por 40 dias em contato com os sólidos, em tanques de inox. Descuba e passagem do vinho para o amadurecimento em carvalho. Permanência mínima de 8 meses em garrafa antes da venda.
Fechamento com Tampa de Rosca: Não
Diretrizes Enogastronômicas: Caças de pêlo estufadas ao salmì; lebre ou javali ao dolceforte (braseado com vinho tinto, legumes aromáticos, especiarias, pinoli e chocolate meio-amargo); Queijos nobres curados e queijos de mofo azul. Perfeito vino da meditazione.
Premiações mais Relevantes: WINE SPECTATOR: 93 pontos
Classificação Legal: Amarone della Valpolicella Classico D.O.C.