
Você sabe a diferença entre espumante e champagne?
O espumante nada mais é do que um vinho que passou por duas fermentações, a primeira para transformar o mosto da uva em vinho e a segunda para transformar este vinho em espumante. Na primeira fermentação o recipiente onde fermenta fica aberto para o gás carbônico gerado se dispersar, na segunda o recipiente é lacrado para reter o gás e gerar aquelas famosas bolhinhas.
O recipiente para a segunda fermentação pode variar, podendo ser utilizadas grandes cubas de inox ou pode ocorrer dentro da própria garrafa, neste caso é chamado de método champenoise.
Champagne é uma região da França que elabora um dos melhores espumantes do mundo, sendo obrigatório que a segunda fermentação ocorra dentro da própria garrafa para aumentar sua riqueza de aroma e sabor. Sendo assim, todo produtor tem que obedecer a diversas regras impostas pela região para ter o direito de utilizar o nome dela e usufruir de todo prestigio que o nome Champagne traz ao seu espumante. Do mesmo modo, se um produtor brasileiro, por exemplo, elaborar um espumante melhor que os de lá obedecendo as mesmas regras não pode ser chamado de champagne por não ter sido feito dentro da famosa região.
Como vimos, a diferença entre espumante e champagne é simplesmente uma questão geográfica! Podendo ser chamado de champagne apenas se for feito dentro da região de mesmo nome e obedecendo a legislação vigente!
Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne!
Créditos: Sidney Lucas – Sommelier