Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • El Maestro Sierra

www.maestrosierra.com

      O Jerez é a expressão do culto ao tempo e a bodega El Maestro Sierra é um dos tesouros mais guardados destes vinhos fortificados primorosos. A vinícola foi fundada em 1830 por José Antonio Serra, um “maestro” carpinteiro, fornecedor de barris para as grandes casas de Jerez. Conhecedor do ramo, sonhava em elaborar vinhos especiais, e aos poucos foi se tornando um almacenista de imensa reputação, o que não era bem visto pela nobreza dominante do vinho de Jerez. Seus rótulos sugestivos evocam os nobres caçando a raposa, o “maestro Sierra”, no caso.

    A Sra. Pilar Plá, com energia e paixão invejáveis, comanda ao lado do capataz Juan Clavijo a bodega, ela há três décadas e ele há mais de cinco décadas no ofício de definir todas as ações enológicas e estilos de cada vinho que nasce de suas soleras. Doña Pilar é viúva de um dos descendentes diretos do “maestro” Sierra, e a ele prometeu manter a tradição de vender estoques limitadíssimos. Com isso, esta bodega preciosa goza hoje de uma das mais impressionantes coleções de vinhos velhos da região, praticamente intocada nos últimos 30 anos, ao contrário das grandes casas, que já pilharam seus estoques antigos. Diversas soleras são centenárias, muitos anos mais velhas do que a idade máxima permitida por lei para se declarar nos rótulos, 30 anos (V.S.O.P., ou Vinum Optimum Rare Signatum). Juan Clavijo passou toda a sua vida na El Maestro Sierra e conhece cada bota (barril típico de 500 litros) da bodega, um dos maiores tesouros enológicos da Espanha e do mundo.

   A localização única da bodega é uma das chaves para a grandiosidade dos seus vinhos. A poucos passos do alcázar de Jerez de la Frontera e abertas aos ventos Poniente (fresco e húmido) e Levante (caloroso e seco), que sopram do Oceano Atlântico, as instalações criam condições para a elaborações de vinhos únicos, com estilos muito particulares: finos, amontillados, olorosos, raros palo cortados, PX, etc. Devido à posição geográfica mais elevada, o véu de leveduras conhecido como flor se desenvolve durante todo o ano, impactando dramaticamente o estilo dos vinhos. Como era de se esperar, as uvas provêm dos melhores pagos da região, de fornecedores que trabalham com a família desde o início da El Maestro Sierra.

   Produção anual de apenas 100.000 garrafas, todas elas etiquetadas a mão. 

Clique aqui para conhecer os vinhos.