Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Pago de Cirsus

www.pagodecirsus.com

             Cineasta de sucesso na Espanha, Iñaki Núñez construiu em 2002 um cenário de sonho na próspera e independente região da Navarra. Buscou assessoria de renome internacional, como a do ex-enólogo do Château Haut-Brion, Jean Marc Sauboua, e na subzona da Ribera Baja cultiva 135 hectares de vinhedos com produção máxima de apenas 30 hl/ha. O roteiro aqui é elaborar grandes vinhos de pago em um ambiente único.

            A Ribera Baja possui um rigoroso clima continental e das cinco subzonas da Navarra é a mais quente e seca no verão, quando atinge até 40ºC de temperatura. As influências moderadoras do Atlântico e do Mediterrâneo são menores nesta área, e os invernos são duros. As precipitações estão na ordem dos 300mm de chuva ao ano, enquanto que nas subzonas mais frias e altas ao norte estas chegam a 600mm. Os vinhedos de Pago de Cirsus estão plantados a aproximadamente 220m de altitude, com inclinação ao sul. Os seus solos são constituídos por sedimentos calcários terciários, que formam a base do subsolo, e presença de limo e manchas mais arenosas ou de argila ocre na cobertura.

            As variedades plantadas são as que melhor estão adaptadas à área, como a Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Tempranillo, a Chardonnay e a Moscatel de grano menudo. A colheita é seletiva e totalmente manual.

            O parque de barricas possui 80% das barricas de carvalho francês e 20% de carvalho americano, selecionadas das excelentes tanoarias Radoux (30%), Saury (30%), Demptos (20%) e Taransaud (20%). Os tintos são submetidos a um processo controlado de crianza nestas barricas, de aproximadamente 12 meses.

            Na bela propriedade, Iñaki estabeleceu ainda um hotel cinco estrelas e um restaurante de alta gastronomia numa torre de 23 metros de altura, erigida como as fortalezas do reino de Navarra no séc. XIV.

            As premiações estão começando a despontar, como o prêmio conferido pela “Associación de Sumilleres de Navarra” de “Mejor Vino de Navarra de Alta Gama” ao Selección de Familia, que também entrou como um dos 103 melhores vinhos da Espanha eleitos pelo Master of Wine Tim Atkins no “New Wave Spanish Wine Awards 2006”, no Reino Unido.

Clique aqui para conhecer os vinhos.