Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Domaine Sorin

www.domaine-sorin.fr 

        O Domaine Sorin conta a história de um vigneron e de um terroir muito especial. Oriundo de uma família ligada ao vinho desde o séc. XVI, Luc Sorin adquire em 1994 uma propriedade situada nos solos calcários de Saint-Cyr ricos em ferro e greda, na interseção das denominações de Bandol (3 hectares) e Côtes de Provence (12 hectares), a 3km do mar Mediterrâneo, na região da Provença. Defensor dos vinhos expressivos de terroir e plenos de elegância, devido à sua origem da Borgonha, ele pratica uma culture raisonée, ou seja, o cultivo de seus vinhedos em linhas orgânicas, com poda curta e desbastes para limitar ao máximo a produção. Aproveitando das influências marinhas que amenizam as altas temperaturas do verão e das mais de 3.000 horas anuais de sol, os vinhedos são plantados com as castas tradicionais Grenache, Syrah, Cinsault, Carignan, Mourvèdre e Rolle.

     Sorin trouxe também para a esfera da vinificação o savoir-faire ancestral da família, um equilíbrio entre inovação e tradição para motivar a pura expressão de cada vinho. A vinícola é climatizada para controlar as temperaturas de vinificação/maturação e manter a higrometria e o frescor durante todo o ano. Os rosés são elaborados pela mistura inteligente das técnicas da prensagem direta (sobretudo na Cinsault e na Carignan), da sangria e da maceração pelicular à frio. Os tintos são fermentados em foudres rotatifs autopigeants, balseiros de carvalho Seguin Moreau com controle de temperatura sobre roldanas que permitem seu giro, de 7.600 litros. Desenvolvidos exclusivamente para o Domaine Sorin, eles garantem uma extração lenta e progressiva de taninos e sua polimerização, resultando em vinhos de estrutura sedosa e envolvente. Além disso, os tintos não sofrem colagens nem filtrações, e apresentam uma intensa carga de polifenóis benéficos à saúde.

      O Domaine Sorin se tornou uma das maiores referências da Provença, um dos preferidos da sommellerie francesa e está nas melhores cartas de vinho do país, como no Louis XV em Mônaco, no Negresco em Nice, no Carlton em Cannes, no Georges Blanc em Vonnas e no La Closerie de Lilás em Paris. A Revue du Vin de France sistematicamente coloca os vinhos de Sorin no sommet “duplo coup de coeur tanto pela qualidade dos seus Côtes de Provence, quanto pela qualidade dos Bandol”, enquanto que Parker afirma: “Sorin é um dos mais excitantes produtores do sul da França.Aqui está um domaine para comprar antes que os preços cresçam, resultado da excepcional qualidade dos vinhos”.