Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Elena Walch

www.elenawalch.com

                Elena nunca mais olhou para trás depois de entrar para uma das principais dinastias de vinho do Alto Adige, a dos Walch. Abandonou a profissão de arquiteta e em poucos anos se tornou uma das mais festejadas “donne del vino” na Itália. Com talento e profissionalismo extremos, sabe transformar as uvas dos vinhedos espetaculares de Castel Ringberg e Kastelaz em vinhos concentrados, de pureza cristalina e máxima expressão varietal.

               O Alto Adige se transformou em pouco tempo numa das mais cobiçadas regiões vinícolas da Itália e do mundo, com uma pequena produção de apenas 1% dos vinhos italianos, mas de qualidade excepcional. A alta latitude e a situação orográfica costeando as margens meridionais dos Alpes, com a viticultura triunfando em vales morênicos e calcários dos rios Adige e Isarco, conferem à região uma situação climática preciosa, com verões quase mediterrâneos em calor e luminosidade contrabalanceados por noites muito frescas. Esta natureza de beleza rigorosa e pura permite a que diversas castas autóctones, francesas e alemãs convivam e produzam vinhos de classe, harmonia, com caráter intenso e peculiar.

           Elena elabora uma longa lista de vinhos, “um arco-íris com muitas nuanças” como ela mesma gosta de definir o seu trabalho. Sua linha de entrada é a “selezione”, com varietais de imenso caráter, diretos e puros. A linha “cru” traz vinhos de terroir, de notável complexidade, oriundos dos vinhedos de Castel Ringberg, expostos a sudeste em frente ao lago de Caldaro; e de Kastelaz, uma colina de perfeita exposição ao sul em Termeno (Tramin), a pátria da Traminer, progênie da Gewürztraminer. Coincidentemente ou não, em Kastelaz nasce o melhor Gewürz da Itália, especialidade de Elena. O Pinot Noir Ludwig da linha “favorites” é concebido com baixíssima produtividade, uma jóia de filigrana. A linha “riserve” traz uma coleção de vinhos estupendos, concentrados, longamente amadurecidos e com imenso potencial de guarda, como o fabuloso Lagrein de Castel Ringberg, que parece derreter na boca. Finalmente, na linha “grand cuvée”, Elena seduz com o branco Beyond the Clouds e o tinto Kermesse, dois vinhos de autor elaborados com cortes de diversas castas trabalhadas com baixíssimos rendimentos nos melhores vinhedos da propriedade, dramáticos mas sem excesso de extração ou madeira, perfeitamente harmônicos e típicos.

          Com nada menos do que 13 “tre bicchieri” - o galardão máximo conferido pelo Gambero Rosso - conquistados nas últimas edições, Elena Walch é não somente a melhor produtora de Gewürztraminer da Itália na atualidade, mas também figura no firmamento das grandes mulheres estrelas do mundo do vinho.

             Produção anual total de apenas 350.000 garrafas.          

Clique aqui para conhecer os vinhos.