Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • De Sousa

www.champagnedesousa.com           

      Representante da terceira geração de uma família de recoltant-manipulant, Erick de Sousa dirige desde 1986 esta casa que hoje é conhecida como apoteose da elegância em Champagne Tem sua sede em Avize, no coração da Côte des Blancs, uma das três grandes regiões ao sul de Épernay. Seus vinhedos estão distribuídos principalmente em zonas grands crus, Oger, Le Mesnil sur Oger, Aÿ e Ambonnay.

       Três quartos das vinhas são de mais de 40 anos de idade, plantados em altas densidades de 8.500 pés/ hectare, sendo trabalhados 60% de Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% de Pinot Meunier conduzidos de forma biodinâmica pela família De Sousa. Os vinhedos gozam de ótima exposição sudeste, com perfeito índice de ensolação em solos de giz belemnite (fosséis de moluscos) que agregam a finesse e a mineralidade tão características dos vinhos da Champagne.

     A vinificação empregada na casa é tradicional, herança do pai de Erick, com a malolática efetuada, visando obter vinhos mais redondos. As vinhas são vindimadas inteiramente à mão, o mais tarde possível, no ápice da carga aromática e vinificadas em cubas de aço inox e em madeira. O envelhecimento é feito na quietude e na penumbra das caves escavadas no giz champanhês a uma temperatura de 10ºC constante, com a remuage  feita totalmente à mão.

    O estilo dos champagnes De Sousa, são da elegância e vibração mineral num contexto extremamente harmônico e de complexidade olfativa. De Sousa foi citado no guia Millesimes 2009 de Patrick Dussert Gerber (competente crítico de vinhos francês) como Premiers Grands Vins Classés (5 estrelas) no quesito Prioridade a Elegância ao lado de outros grandes nomes, além de ter sido capa no mesmo guia.