Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Villa Raiano

www.villaraiano.com

         Sabino Basso já cultivava a idéia de elaborar grandes vinhos na sua região natal nos anos em que freqüentava a Scuola Enologica di Avellino, todavia o seu destino já estava traçado pela história da sua família, renomados produtores de azeite na Campania. Trabalhou nos últimos 20 anos com o objetivo de levar ao nível máximo de qualidade a empresa familiar.

         A Villa Raiano nasce em 1996, a realização do sonho de Sabino, dividido com os irmãos Annarita e Simone, em valorizar o excepcional “terroir” da região da Irpinia e as suas nobres uvas autóctones: Aglianico, Fiano di Avellino, Greco di Tufo e Falanghina. O nome da vinícola homenageia um antigo burgo de Serino edificado inteiramente sobre a rocha.

         Atualmente contam com 17 hectares de vinhedos próprios plantados em excelentes posições colinares na Campania. A vizinhança do mar Tirreno e a proteção em concha dos Apeninos, aonde chegam as últimas influências frias do Norte, determinam ao longo da faixa litorânea e dos relevos pré-apenínicos um clima temperado muito doce, com invernos moderados e verões secos e frescos. Afastando do mar o clima é mais continental. As precipitações são baixas em todas as zonas vitícolas, concentradas sobretudo no final do outono. Os solos alternam rochas dolomitas e calcárias, com presença argilosa em algumas parcelas.

         Um dos mais famosos enólogos da Itália e grande referência da Campania, Luigi Moio, presta consultoria à Villa Raiano, que já se tornou uma das forças da região no guia Gambero Rosso. O estilo final é de grande densidade da fruta e respeito integral às expressões de cada casta em seu “terroir”. Os vinhos demonstram enorme complexidade e capacidade de guarda, e são muito gastronômicos.

         A produção anual gira em torno de 150.000 garrafas.

Clique aqui para conhecer os vinhos.