Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Basilisco

www.basiliscovini.it    


      Em 1992 foi elaborado o primeiro Basilisco, um vinho que nasceu para ser a grande expressão da uva Aglianico nas encostas do monte Vulture, vistoso grupo vulcânico que torna muito favorável a cultura da videira e da oliveira no norte da região da Basilicata. O médico Michele Cutolo e sua mulher Nunzia decidiram colocar em primeiro plano a paixão pela vitivinicultura em 10 hectares de vinhas trabalhadas com baixíssimos rendimentos, obtendo-se no máximo 1 kg de uva por planta. A vinificação e armazenagem dos vinhos se dão em uma sugestiva cantina do séc. XV escavada no tufo, tipo de rocha originária da consolidação de cinzas vulcânicas expelidas durante erupções.

      A uva Aglianico foi introduzida na região pelos gregos entre os séculos VII e VI a.C., que passou por isso a ser referida como ellenico, nome mais tarde vulgarizado na forma atual. A técnica de cultivo herdada foi a da condução arbustiva livre de sustentação conhecida como alberello. Os novos vinhedos, tais como os do Basilisco, já se encontram conduzidos em guyot duplo.

     O clima na parte interna e montanhosa da Basilicata apresenta uma intensa continentalidade, com invernos rígidos e longos, e verões curtos com temperaturas agradáveis. A pluviosidade gira em torno de 500 e 600mm de chuva ao ano, concentradas no final do outono.

      O entusiasmo de Michele Cutolo pelo seu projeto o levou a buscar a consultoria de um dos mais concorridos enólogos italianos da atualidade, Lorenzo Landi. Condecorado por diversas vezes com a cotação máxima nos principais guias italianos, o Aglianico del Vulture Basilisco está se tornando um ícone do sul da Itália.

Clique aqui para conhecer os vinhos.