Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Boscarelli

www.poderiboscarelli.com 

      A propriedade agrícola “Poderi Boscarelli” nasce em 1962 do sonho dos marqueses Ippolito De Ferrari e Paola Corradi de redesenhar a tradição de um dos vinhos mais ilustres da Itália e um dos primeiros a receber o status de D.O.C.G. em 1980, o Vino Nobile di Montepulciano. A primeira vindima da propriedade foi no ano de 1965, e apenas 500 garrafas foram etiquetadas em 1967. Hoje a vinícola produz aproximadamente 80.000 garrafas e cultiva 18 hectares na zona mais nobre da denominação, a colina de Cervognano, com solos dotados de um maior percentual de calcário e textura equilibrada entre argila, limo e areia, que confere uma boa drenagem e muita elegância e complexidade aos vinhos.

     O clima na região é temperado do tipo mediterrâneo, com verões secos e quentes e invernos frios, além de baixa pluviosidade. A amplitude térmica dia-noite é moderada, mas a ventilação é excelente, dada a orientação face à Valdichiana. Os vinhedos são plantados em alta densidade de 6000/7000 plantas por hectare e trabalhados com baixos rendimentos de 1,3kg de uva/planta, na média. A Prugnolo Gentile (clone local da Sangiovese) domina com 80% o encepamento dos vinhedos, o restante composto sobretudo de variedades autóctones como Canaiolo, Mammolo, Malvasia Nera e Colorino, além de algumas variedades internacionais.

    A Sra. Paola De Ferrari Corradi conduz atualmente a vinícola ao lado dos filhos Luca e Nicolò, coadjuvados pelo grande enólogo toscano Maurizio Castelli. Além das 50.000 garrafas anuais produzidas de Vino Nobile di Montepulciano da “annata”, forjado apenas com uvas autóctones (a legislação permite no entanto até 20% de uvas internacionais no corte) a família seleciona nos melhores anos uma pequena quantidade de Vino Nobile Riserva e também de um majestoso “monocru” plantado 100% com Prugnolo Gentile, o Nocio dei Boscarelli, que na safra de 2004 faturou a nota máxima nos três principais guias da Itália: Gambero Rosso, Duemilavini A.I.S. e I Vini di Veronelli.

         Boscarelli goza atualmente de uma posição de prestígio entre os grandes produtores da Itália, e o mais importante, elaborando vinhos que primam pela classe, fidelidade, complexidade e acima de tudo, vinhos de pura alma toscana.

Clique aqui para conhecer os vinhos.