Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Valentini

www.domenicovalentino.com

      “La cantina dell’anno” do Gambero Rosso 2011, título máximo no mundo do vinho italiano. Uma das 10 vinícolas que mais receberam 3 “bicchieri” na história do guia, 27 ao todo. O melhor produtor do Abruzzo, responsável por transformar um Trebbiano no grande vinho branco da Itália. O que mais dizer de Valentini? O legado do artesão Edoardo, gênio reservado, vinaiolo cheio de segredos, passou com seu falecimento em 2006 ao filho Paolo, igualmente furtivo, igualmente formidável. Cada uma das suas poucas garrafas anuais é disputada com fervor pelos melhores restaurantes italianos do mundo, e pelos amantes dos grandes vinhos autênticos italianos. Inestimável conquista da Decanter para o mercado brasileiro.

 

  • Há quem defenda que a Trebbiano d’Abruzzo seja idêntica à Bombino Bianco, e não se relacione com a mais neutra Trebbiano Toscano. Mas como Valentini conseguiu que um branco de Trebbiano d’Abruzzo das montanhas do sul se tornasse um ícone da Itália, o mais disputado vinho branco do país, é quase milagroso. Apenas 5%, isto mesmo, 5% do que colhe nos seus vinhedos em “pergola” de baixa produção aproveita para forjar o branco mais longevo de todo o Mediterrâneo, amadurecido por 24 meses em “botti” de carvalho da Eslavônia. Os aromas mudam a cada olfação, e o vinho dança no palato, com grande mineralidade. Nota máxima de 3 “bicchieri” no Gambero Rosso 2011 e de 5 “grappoli” no Duemilavini 2011 para o safra 2008, que precisa ser decantado para o consumo próximo, ou esperar pela sua maturidade por mais algumas décadas...
  • Espetacular da mesma forma é o Montepulciano, originário de videiras de 50 anos de idade. Um vinho que mostra a mão abençoada também para tintos do “Lord of the Vines”, como Edoardo sempre foi reconhecido pela imprensa internacional. Entre os tintos mais complexos da Itália, eleito na safra de 2006 um dos 3 “bicchieri +” no Gambero Rosso 2011, ou seja, um dos 32 melhores 3 “bicchieri” dos 402 conferidos no ano. Além deste feito, arrematou os máximos 5 “grappoli” no Duemilavini 2011 e 94 pontos de Parker. Uma lenda feita para desafiar a prova do tempo!

Clique aqui para conhecer os vinhos.