Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • San Fabiano Calcinaia

           A propriedade agrícola San Fabiano Calcinaia está localizada entre as colinas da prestigiosa zona de Castellina in Chianti, dentro da Denominação de Origem Controlada e Garantida do Chianti Classico. O pequeno borgo medieval foi adquirido por Guido Serio em 1983, e data de 1.000 d.C.          Investimentos foram realizados para a construção de uma nova cantina na estrutura do borgo, e os vinhedos foram plenamente reestruturados com plantios de alta densidade: 5.000/6.000 plantas por hectare. Atualmente a área plantada é de 42 hectares, para uma produção anual que gira em torno de 150.000 garrafas, perfazendo-se um baixíssimo rendimento médio de 28hl de vinho por hectare.

            A zona do Chianti Classico se estende entre Florença e Siena, no centro da Toscana, e compreende 71.800 hectares. A fascinante paisagem colinar é rica em bosques, oliveiras e videiras, e está na confluência dos climas temperados continental e mediterrâneo. As excursões térmicas são relativamente altas entre o dia e a noite, e as precipitações, concentradas na primavera e no outono, estão na faixa de 600mm/ano. Os solos são bastante variados, com presença de galestro (rochas que se fragmentam em lâminas com pontas vivas), arenarie (rochas obtidas da consolidação de areia e argila), argila e calcário.

            A condução técnica da vinícola está a cargo do famoso enólogo Carlo Ferrini, eleito já o “enólogo do ano” no guia Gambero Rosso. Nos últimos anos a vinícola tem se estabelecido como uma das melhores da Toscana, com notas altíssimas nos guias Gambero Rosso, Duemilavini da Associazione Italiana Sommeliers, nas revistas Decanter e Wine Spectator (entrou inclusive na lista dos TOP 100 em 2004 com o Chianti Classico Riserva Cellole 2001).