Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Cesani

www.agriturismo-cesani.com 

    Pancole é um cru renomado a poucos quilômetros ao norte da cidade medieval de San Gimignano, que conserva ainda o patrimônio agrícola secular da região: cultivo das uvas Vernaccia branca e Sangiovese tinta, além de oliveiras, frutas típicas e o célebre açafrão. A familia Cesani chegou a este mágico pedaço da campanha toscana em 1950, e depositou ali sua confiança e todos os seus sonhos.

       O apaixonado homem de vinha Vincenzo Cesani, atualmente coadjuvado pela sua filha Patrizia, sommelière e paladina do território, sempre esteve em busca de novas propostas, e se apoiou na consultoria de um dos melhores enólogos da Itália, Paolo Caciorgna. Não obstante a Vernaccia di San Gimignano seja o vinho mais conhecido da região, a primeira D.O.C. da Itália e agora D.O.C.G., foi através dos tintos superlativos à base de Sangiovese que os Cesani ganharam notoriedade junto aos principais guias e revistas especializadas da Itália.

       A propriedade conta com 19 hectares a uma altitude média de 300 metros sobre o nível médio do mar, com um clima temperado do tipo mediterrâneo, de moderada pluviosidade. As colinas estão em face ao vale do rio Elsa, e gozam de um outono com ótimas condições para o amadurecimento das uvas. Os solos são pobres, com muito cascalho e alberese, rocha calcária de estrutura compacta.

       A Cesani produz em torno de 90.000 garrafas anuais, “e está seguramente entre as (vinícolas) mais ativas e dinâmicas de San Gimignano”, segundo o Guida L’Espresso Vini d’Italia 2006. O Gambero Rosso 2006 ainda coloca que “Vincenzo Cesani se confirma como um vinaiolo verdadeiro e determinado, e apresenta uma bateria de vinhos de ótimo nível e de forte conotação territorial”.

Clique aqui para conhecer os vinhos.