Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Couly-Dutheil

www.coulydutheil-chinon.com

      Chinon é o vinho do cotidiano francês, seja pelo seu incrível frescor e predisposição gastronômica, seja pela suas raízes históricas. Terra de reis da França e do escritor Rabelais, a Cabernet Franc reina com louvor há muitos séculos nos vinhedos da região. Couly-Dutheil faz parte da história de sucesso de Chinon, pois é o produtor mais apreciado pelos principais restaurantes e lojas do país, além de ser o embaixador da denominação no exterior.

         Na quarta geração, com 90 anos de tradição, o domaine trabalha em 120 hectares dos três terroirs de Chinon para revelar toda vibração destes vinhos indissociáveis da mesa.

          O Clos de L’Écho foi o primeiro vinhedo de Chinon, plantado por monges no final do séc. IX. Sua incrível qualidade o fez tornar um vinhedo real da dinastia Plantagenet, da qual os reis Henrique II e Ricardo Coração de Leão faziam parte, tendo vivido justamente em Chinon. Conta um lenda que Joana D’Arc bebeu o Clos de L’Echo antes de enfrentar e expulsar uma armada inglesa. Mas fato é que o famoso “clos” pertenceu à família do célebre humanista Rabelais no séc. XVI, o qual decantou suas qualidades. Desde 1953 monopólio da família Dutheil, o vinhedo de 17 hectares de solos calcários com videiras velhas gera um vinho magnífico, complexo e persistente, um clássico da vinicultura francesa. O 2008 conquistou 91 pontos da Wine Spectator.