Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Marco de Bartoli

www.marcodebartoli.com           

         Para completar a melhor seleção de vinhos italianos autênticos do Brasil, não poderiam faltar no portfólio da Decanter os vinhos estupendos do protagonista do renascimento de Marsala e Pantelleria, Marco de Bartoli. Formado em enologia, Marco se tornou um piloto de corrida automobilística, até assumir a vinícola familiar em 1978. Desde então, foi uma revolução após a outra. Até seu falecimento neste ano, este artesão iluminado conseguiu dar outra conotação à imagem fora de moda e industrial do Marsala: a de vinhos de nicho, ultra-raros e sofisticados, entre os melhores goles de meditação do mundo.

 

  • Os brancos impressionam pela pureza da fragrância e mineralidade. O Pietra Nera nasce em solos de rocha vulcânica com rendimentos de apenas 25hl/ha, e a Zibibbo, como é denominada localmente a Moscato de Alexandria, se revela com sutileza rara. Maravilhosos com cozinha mediterrânea de peixes e frutos do mar!
  • O Vecchio Samperi Ventennale é um ícone do mundo do vinho italiano. Insatisfeito com os rumos industriais da denominação de Marsala, Marco criou um vinho nos moldes de como se fazia na região antes da chegada em 1770 do inglês John Woodhouse, criador do Marsala fortificado. Um longo processo de “solera” chamado perpetuum garantia uma complexidade ímpar e uma similaridade com os Jerezes. O Vecchio Samperi atinge seus 17,5º através da concentração pelo amadurecimento de mais de 20 anos em tonéis de carvalho, não através de fortificação com destilado vínico, por isto não pode ser um DOC Marsala. Uma jóia com 93 pontos na Wine & Spirits.
  • Renato, Sebastiano e Giuseppina de Bartoli, filhos de Marco, felizmente herdaram os ensinamentos e a paixão visceral pelo Marsala, para seguir elaborando estes vinhos que podem desafiar os melhores fortificados do mundo! O Vigna La Miccia é ligeiramente mais adocicado (80g/l), e revolucionou a denominação por levar mistela rica em aromas primários e refrigeração na sua elaboração. Tem 90 pontos no Parker. O Riserva 10 Anni é fenomenal e oleoso, uma interpretação à moda “de Bartoli” de um Marsala Riserva que arrematou por 7 vezes os disputados 3 “bicchieri” no Gambero Rosso. Possui 56g/l de açúcar residual. Já o Vintage 1986 é simplesmente extraordinário, o primeiro Marsala tradicional elaborado por Marco, um vinho histórico.

     Bukkuram é o grande vinho da ilha vulcânica de Pantelleria, e um dos melhores vinhos de sobremesa da Itália e do Mediterrâneo. As Zibibbo de videiras velhas são postas a passificar ao sol entre muros de pedra vulcânica, enquanto outra parte passifica na planta. A longa fermentação em contato com estas passas deixa uma boa parte dos açúcares ainda presentes no vinho (132g/l), equilibradíssimo pela majestosa acidez. O envelhecimento por mais de 30 meses em barricas só serve a sublinhar os aromas mágicos que apenas esta ilha confere aos seus vinhos. Nota 93 na Wine & Spirits.


Clique aqui para conhecer os vinhos.