Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Arzuaga Navarro

www.hotelarzuaga.com

      Uma das estrelas da região mais celebrada da Espanha, a Ribera del Duero. Florentino Arzuaga, empresário apaixonado pelos horizontes de Castilla e pela sua natureza selvagem, comprou uma finca de 150 hectares em 1990 na famosa milla de oro, exatamente entre as bodegas Vega Sicilia e Pingus. Plantou mais vinhedos atendendo às exigências de elaborar um grande vinho, em meio a bosques cheios de cervos e javalis, e construiu um hotel 5 estrelas com SPA e restaurante.

      O enólogo Jorge Monzón está à frente da bodega desde 2004. Natural de um pequeno povoado na Ribera e oriundo de uma família que sempre elaborou vinhos na região, formou-se em enologia em Madrid, fez mestrado em Bordeaux e dali partiu para a Borgonha, onde trabalhou por 2 anos e meio no Domaine de la Romanée Conti. Regressou à Espanha diretamente para as bodegas Vega Sicilia, de onde saiu para assumir o grandioso projeto da família Arzuaga Navarro.

     A produção anual é de 680.000 garrafas por ano, com uma gama de 6 vinhos tintos Ribera del Duero D.O.

     Com a sua tenacidade e sensibilidade à perfeição, o Sr. Arzuaga elabora vinhos soberbos, com força e profundidade, além de marcado gosto do território.

  • O La Planta é um impressionante vinho de entrada, voluptuoso, com notas de ameixa vermelha madura, flores e notas defumadas. Sua boca é suculenta, com taninos ultra sedosos e o típico frescor do clima continental extremo.
  • Em outra finca de 150 hectares em Castilla - La Mancha nasce o assertivo Pago Florentino, que exibe cassis, azeitonas negras e especiarias da madeira num contexto elegante e bem delineado pelo frescor da fruta.
  • Um Crianza realmente exemplar, com 90 pontos do Parker, o safra 2006 é um tinto de bela feitura, espanhol de corpo e alma, com cedro, couro, toques minerais e taninos para dar aula de sedosidade.
  • O Reserva 2005 é multidimensional, com caixa de charuto, toneladas de fruta madura, minerais, especiarias e couro. Elaborado com videiras mais velhas, faturou 91 pontos de Parker.
  • Da excepcional safra de 2004, o Reserva Especial é simplesmente imperdível. Tinto Fino de videiras mais velhas plantadas em ladeiras argilo-calcárias, com um toque de Blanca del País, exibe a arquitetura clássica de um grandioso Ribera. Nota 92 na Wine Spectator.
  • Outra safra climatologicamente perfeita, a 2001, e para celebrar um Gran Reserva incontornável, com complexidade assustadora de ervas mediterrâneas, minerais, frutos negros, alcaçuz, tabaco e trufas. Videiras de mais de 60 anos e 40 meses de barrica, 93 pontos no Parker! Para apreciadores de grandes tintos com as virtudes da evolução, também trouxemos algumas preciosas garrafas do 1996, um tinto inesquecível que ainda pode crescer muito mais, 95 pontos na Wine & Spirits.
  • O Gran Arzuaga é um dos melhores vinhos da Espanha no momento, um gigante de riqueza e classe descomunais, elaborado a partir de uma seleção dos melhores vinhedos da propriedade na “milla de oro”, com rendimentos ínfimos, o que talvez explique sua persistência infindável no retro-gosto. Menos de 3.000 garrafas foram produzidas nesta safra magnífica, uma raridade de colecionador!

Clique aqui para conhecer os vinhos.