Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Viña Alicia

www.vinaalicia.com 

            Fruto de uma excepcional localização nas melhores subzonas de Luján de Cuyo e de um estudo aprofundado de mais de 30 anos em microvinificação e avaliação do “terroir”, em 1998 Alicia Arizu junto de seu filho mais novo Rodrigo iniciam a elaboração de vinhos que já nasceram na concepção de “Cult wines”.

            Com 10 hectares de vinhedos plantados principalmente com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e outras cepas de difícil adaptação como Carignan, Nebbiolo e Petit Verdot, a bodega comercializa aproximadamente 100.000 garrafas anuais, que são exportadas para países como França, Suíça, Alemanha, Grã-Bretanha, Brasil, México e Estados Unidos.

            Num clima mediterrâneo seco e com amplo gradiente térmico, as uvas amadurecem a perfeição em vinhedos com uma das maiores densidades por hectare na Argentina. Precipitações anuais de 180mm, somadas a solos de origem aluvial e textura franco-limosa e argilosa, irrigação feita por regos com a água do degelo dos Andes, fecham o cenário perfeito para produção de vinhos singulares.

            Os vinhos produzidos sobre uma filosofia de extrema qualidade, são obtidos através de uma acurada seleção no vinhedo, com cada planta rendendo no máximo 3 cachos, o que resulta na máxima concentração nos grãos e rendimentos muito baixos, na ordem de 30-35 hectolitros/ hectare.

            Ricos em cores e nos aromas, com grande nível de complexidade, estruturados mas sempre num contexto que preza pela elegância e integridade da fruta. Um arquétipo da mais alta estirpe em vinhos mendocinos que incessantemente agradam aos mais variados críticos. Seu Nebbiolo já foi congratulado por Michael Franz do Washington Post “como o melhor degustado além Itália” e o monumental Cuarzo Petit Verdot, obtido de uma única planta mãe, processo que levou 15 anos para formação desse vinhedo com subsolo rico no mineral que lhe empresta o nome, recebeu recentemente de Parker na safra de 2006, 95 Pontos.

            Para uma melhor compreensão do seu estilo, com uma proposta mais acessível, a Viña Alicia elabora também seu “second vin”, Paso de Piedra, vinhos que conquistam pela excepcional maturidade da fruta, num manejo inteligente e muito bem integrado do carvalho.


Clique aqui para conhecer os vinhos.