Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Bouza

www.bodegabouza.com

         A Bodega Bouza é um empreendimento familiar, um conceito de trabalho que respeita o meio-ambiente e se baseia na pequena escala, na qual cada parcela de vinhedo é cultivada e vinificada separadamente, logrando assim a máxima expressão do “terroir”.

      Os vinhedos estão situados junto a nascente do ribeirão Melilla, em Montevidéu. Estão em harmonia com a fauna e a flora local, diversificadas pela presença vizinha do rio Santa Lucía, que ali desemboca no grande estuário do rio da Prata. Os 23 hectares de vinhedos de propriedade da família estão divididos em duas zonas, na tradicional Las Violetas e em Melilla, vizinha ao rio Santa Lucía. Destes, 10 hectares são de videiras entre 20 e 40 anos de idade de Tannat, Merlot e Chardonnay, e 13 hectares de novas plantações de Tannat, Merlot, Tempranillo e Albariño. O manejo dos vinhedos busca uma importante exposição solar e rendimentos muito baixos, entre 20 e 40 hectolitros de vinho por hectare. O vinhedo A6 em Melilla tem aos pés das videiras uma faixa de cascalho cor de rosa que reflete o grau de luz ideal para um perfeito amadurecimento das uvas.

        A região vinícola, próxima do paralelo 35, apresenta estações bem definidas: verões secos e ensolarados, invernos chuvosos e não muito frios, primaveras e outonos  brandos e agradáveis. A  influência do Oceano Atlântico e do rio da Prata é intensa, contribuindo para uma pluviosidade média-alta e também para mitigar as altas temperaturas de verão (máximo de 35°C). Os solos são limosos e argilosos,  com alta percentagem de calcário, e a topografia é suavemente ondulada, com uma eficiente drenagem natural.

      A vinícola foi construída sobre uma antiga “bodega” de 1942, mantendo seus conceitos originais durante a restauração. A tecnologia disponível é extremamente avançada, mas é empregada dentro de um conceito de respeito à fruta, de mínima intervenção em todos os processos de vinificação. A colheita se faz manualmente e as uvas são selecionadas grão por grão. As fermentações podem ser realizadas em cubas tronco-cônicas de carvalho francês com sistema de controle de temperatura ou em pequenos tanques de inox. A sala de envelhecimento dispõe de 200 barricas de carvalho francês e americano, climatizada a 15°C e controlada a 70% de umidade. Todo o deslocamento de uvas e caldos na vinícola se dá por gravidade, sem qualquer intervenção mecânica agressiva.

         Os vinhos da Bodega Bouza se caracterizam pelas suas cores vivas e intensas, pela pureza e vibração da fruta no olfato e elegância no uso do carvalho, e, finalmente, pela boca concentrada, com taninos sempre polidos e acidez natural invariavelmente deliciosa.