Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • El Principal

www.elprincipal.cl 

            A Viña El Principal nasceu da união entre Jorge Fontaine e Jean Paul Valette (ex-proprietário do Château Pavie em Saint-Émilion) nas mesmas terras onde Jorge possuía a Hacienda El Principal. A filosofia desde 1998, baseia-se em produzir vinhos “premium” no melhor conceito dos chateaux franceses.

            Colocando em prática sua vasta experiência enológica, Jean Paul selecionou o melhor terroir no Vale do Maipo, mais precisamente em Pirque, onde os vinhedos estão localizados na pré-cordilheira à 800 metros acima do nível do mar. Foram plantados  54 hectares com os melhores clones de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e Cabernet Franc em altas densidades. A filosofia enológica da El Principal visa à obtenção de vinhos com baixa produtividade, buscando maturidade perfeita dos frutos. Conservando o respeito e a harmonia com a natureza.

            Devido a sua localização aos pés da Cordilheira dos Andes, os vinhedos da El Principal sofrem influência climática bem marcada. Os ventos que sopram da montanha moderam as temperaturas máximas durante o verão e reduzem fortemente durante as noites, fazendo com que a amplitude térmica supere facilmente os 20ºC. A grande diferença de temperatura faz com que as uvas levem mais tempo para amadurecer, o que contribui para se obter um grão mais concentrado, com ótima maturação fenólica (taninos de grande fineza).

         Os solos no Alto Maipo são pobres em compostos orgânicos, de natureza argilosa, limosa, aluvial e pedregosa com excelente enriquecimento mineral através da irrigação do rio Maipo. Esta mistura de solo e água rica aporta uma característica muito distinta aos vinhos da região. Todos esses fatores fazem do vale do Maipo o berço para o melhor Cabernet Sauvignon no Chile.

            A colheita é feita manualmente e de forma setorizada com as uvas passando por duas seleções, cachos e grãos.Todo o sistema até a chegada nos tanques se dá por gravidade. Somados a todos esses cuidados tecnológicos, os vinhos são concebidos sob a supervisão do experiente enólogo Gonzalo Guzmán.

            Os vinhos da El Principal são caracterizados por cores vivas e intensas, com grande pureza de fruta entrelaçada a finas notas de barrica francesa. Com boca volumosa, de taninos sedutores e acidez vibrante.

            Hoje a El Principal está nas mãos da Döhle Latinamerika S.A. mas com o objetivo inicial inalterado: “Produzir um dos melhores e mais finos vinhos do Novo Mundo”.


Clique aqui para conhecer os vinhos.