Olá, Visitante. Faça Login ou Cadastre-se
  • Fox Creek

www.foxcreekwines.com 

            Tudo tem início no momento em que um grupo de médicos decide pôr em prática a sua paixão pelo vinho em uma das mais promissoras regiões vinícolas da Austrália, o vale de McLaren ao sul de Adelaide.  Quando Jim e Helen Watts compraram o vinhedo Fox Creek de 32 hectares em 1984, a despeito das recomendações de não plantarem vinhas nestes terrenos de argila pesada, não esperavam o sucesso que estava por vir em poucos anos de trabalho. A extraordinária qualidade da fruta dos seus vinhedos garantiu já na primeira safra o Trophy de melhor vinho no McLaren Vale Wine Show, para seu Shiraz 1995. O sucesso continuou nos anos seguintes para os vinhos da Fox Creek, e em 2006 o Shiraz Reserve 2004 chegou a ser eleito o melhor vinho do ano de toda a região de South Australia, entre mais de 800 vinhos avaliados, no Hyatt South Australia Award.

            Os três vinhedos da Fox Creek estão perto da cidade de Willunga, num raio de 5km, e totalizam 60 hectares. O golfo de St. Vincent está a 7km dos vinhedos, e a forte influência marinha fria se faz sentir em toda a região. McLaren apresenta um clima tipicamente mediterrâneo, com pluviosidade baixa de aproximadamente 600mm e chuvas concentradas no inverno. A umidade relativa do ar é baixa, e gira em torno dos 46% na parte da tarde. Os solos dos vinhedos da Fox Creek são variados, metade deles rica em argila negra pesada e friável, e a outra parte com predomínio de marga marrom-avermelhada com muitas pedras e boa drenagem. O foco do trabalho nos vinhedos tem sido o de buscar uma agricultura sustentável com o mínimo emprego de qualquer agente artificial de controle biológico, e plantio de árvores nativas no entorno para estimular um equilíbrio natural da fauna e do meio-ambiente. O stress hídrico dos vinhedos é frequentemente monitorado por estações, e a irrigação por gotejamento é a mínima necessária para manter o equilíbrio vegetativo nas plantas. Um vinhedo de Shiraz é todavia “dry-grown”, ou seja, não irrigado.

         Os enólogos Chris Dix e Scott Zrna trabalham com uvas colhidas no ponto ótimo de maturidade e carga aromática, e vinificam os blocos de vinhedos separadamente. Longos estudos têm sido feitos na adequação de cada partida de vinho a um tipo de barrica de carvalho, que variam pela origem, tostadura e confecção. Esta sintonia fina é a marca dos vinhos da Fox Creek, um primor da expressão da fruta excepcional de McLaren Vale levemente temperada por finos aportes de madeira. 


Clique aqui para conhecer os vinhos.